• +55 (31) 989-615-984
  • contato@nuvym.com

Você sabe o que significa BACKUP? 

 

 

Uma necessidade vital para as empresas, é a disponibilidade ininterrupta da informação, ou com uma redução no tempo de indisponibilidade. O Backup é um processo no qual são feitas cópias de segurança que serão restauradas no caso de perda ou corrompimento de dados, evitando-se assim a indisponibilidade da informação. As informações são recuperadas com todas as alterações até o momento em que o Backup foi realizado. Talvez você nunca precise utilizá-lo, mas é melhor prevenir!

O Backup é uma das ferramentas de um plano de Recuperação de Desastres (Disaster Recovery), que deve obrigatoriamente contar com outras técnicas também. Um plano de Recuperação de Desastres eficaz minimiza as interrupções nas redes e restaura rapidamente a normalidade das atividades.

Existem várias formas de Backup, que devem ser analisadas cuidadosamente antes da implementação, para que ele seja realmente eficaz. De nada adianta possuir um Backup que não funcione, e acredite, isso acontece! 

 

 

Entre os itens que devem ser analisados na implementação de um Backup, os mais importantes são:  

 

  • Tempo de execução – Não pode se estender demais, pois pode consumir recursos necessários para a rede em algum momento. 
  • Tempo de restauração – Também não pode se estender demais, pois pode fazer com que a informação fique indisponível em um momento crítico. 
  • Processamento – Não deve ultrapassar o limite, pois pode fazer com que seus colaboradores não consigam trabalhar. 
  • Tamanho – Não pode ser grande demais, pois inviabiliza o Backup devido à dificuldade de transferência, armazenamento ou mesmo por questões de custo.
  • Método de restauração – É um Backup para restauração de dados isolados ou de um sistema completo? 
  • Teste de restauração – O Backup está funcional? O sistema ou os dados foram restaurados de forma satisfatória? 

 

ATENÇÃO! É importante mesclar várias formas de Backup de maneira que ele não fique impraticável, e ao mesmo tempo atenda a necessidade de restauração em caso de desastre. 

Outro ponto importantíssimo a se considerar, é a segurança do Backup. Não adianta possuir um Backup extremamente eficaz, mas que permita que alguém sem permissão o restaure e tenha acesso a informações confidenciais ou o corrompa.

Ainda no quesito segurança, não menos importante, é a questão do armazenamento do Backup, que deve ser Offsite (fora das dependências da empresa). Imagine que você possua um Backup, que fique armazenado junto com os servidores. Imagine uma catástrofe  (incêndio, inundação, roubo), pronto! Seu Backup foi destruído ou roubado também.

Atualmente é possível implementar uma estratégia de Backup em Nuvem, na qual são alcançados níveis mais satisfatórios de segurança, agilidade e custo do que os métodos de Backup tradicionais. 

 

Não espere mais! Implemente uma estratégia de Backup realmente eficaz, através de processos otimizados, custos menores com maior segurança e disponibilidade!

Fale hoje mesmo conosco!

http://nuvym.com/contato/ 

Adiel de Lima Ribeiro

" Sou Consultor de TI, especialista em AWS. Tenho Pós Graduação em Gerenciamento de Redes Linux pela UFLA e 6 certificações Microsoft. Leciono para o curso de Graduação em Administração de Redes da Faculdade Promove (4 matérias). Além disso, possuo 12 produtos publicados no AWS Market Place, que já ajudaram mais de 1.000 pessoas a impulsionarem os seus negócios ao redor do mundo. Tenho paixão e me especializei no Sistema Operacional FreeBSD. Também possuo a certificação AWS Certified Architect."

Queremos saber sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Nome*
Assunto*
E-mail*
Comentário