• +55 (31) 989-615-984
  • contato@nuvym.com

Cloud Computing ou Computação em Nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI via Internet, sem necessidade de infraestrutura física e com uma definição de preço conforme o uso.

Mas, como a minha empresa pode se beneficiar da Cloud Computing?

Imagine que sua empresa precise de uma infraestrutura simples de TI. Para isso, seria necessário adquirir um roteador, switches, servidores, instalar e configurar os softwares além de passar o cabeamento de rede e possuir uma sala refrigerada e segura para armazenar estes equipamentos. Vá um pouco além, imagine que posteriormente a demanda de poder computacional da empresa aumente – então será necessário adquirir mais roteadores, switches, servidores, entre outros.

Pense agora sobre a disponibilidade dos serviços providos por estes equipamentos de rede. Se o serviço não pode parar, é necessário haver redundância ou no mínimo um backup de fácil restauração, o que demanda mais equipamentos e softwares a serem instalados e configurados.

Cloud Computing é um fenômeno que se instalou no universo corporativo, com o poder de reduzir custos operacionais, otimizar os processos e criar ambientes corporativos mais seguros. 

Qual o custo e o tempo necessários para implementar esta infraestrutura de TI?

Uma infraestrutura tradicional de TI é complexa e precisa ser vista e cuidada em uma empresa, pois lá estão armazenados todas as informações e dados. E isso gera custos. Trocar equipamentos defeituosos ou obsoletos e instalar atualizações de software são apenas alguns dos muitos custos para se implementar e administrar uma infraestrutura de TI On-premises (tradicional).

E se houvesse uma maneira de reduzir os custos e agilizar isso?

A Amazon Web Services (AWS) responde a essa pergunta, ela cuida disso tudo pra você!

É possível implementar servidores de rede, bancos de dados, segmentá-los em suas respectivas sub-redes, monitorá-los e tudo mais, tudo sendo executado sobre a infraestrutura da AWS (Cloud Computing). É possível construir um Data Center definido por software, com uma enorme agilidade, segurança, pagando-se apenas pelos recursos utilizados e pelo tempo de utilização, sem a burocracia de contratos.

Armazenamento e processamento de informações de forma mais eficiente!

O tempo de implementação de uma infraestrutura de TI é reduzido de anos ou meses para dias ou horas. Além disso, é possível dimensionar os recursos exatamente de acordo com a necessidade da sua empresa, evitando-se assim subutilização de recursos ou servidores sobrecarregados.

A AWS trabalha com o conceito de Zonas de Disponibilidade, que significa que em uma determinada região, há mais de um Datacenter, como por exemplo, na região de São Paulo há 3 Datacenters, que são chamados de Zonas de Disponibilidade.

Também é possível distribuir sua carga de trabalho ou utilizar o Auto Scaling, que dimensiona seus recursos computacionais para cima ou para baixo, conforme a demanda.

Por exemplo, se você necessita distribuir a carga de trabalho entre 3 servidores WEB diferentes, é rápido e fácil fazer isso com a AWS, ou mesmo se houver uma carga de trabalho imprevisível, basta utilizar o Auto Scaling.

Não espere mais!

Utilize a Computação em Nuvem para impulsionar os negócios da sua empresa. Processos otimizados, custos menores e maior segurança e disponibilidade!

Fale hoje mesmo conosco!

http://nuvym.com/contato/ 

Adiel de Lima Ribeiro

" Sou Consultor de TI, especialista em AWS. Tenho Pós Graduação em Gerenciamento de Redes Linux pela UFLA e 6 certificações Microsoft. Leciono para o curso de Graduação em Administração de Redes da Faculdade Promove (4 matérias). Além disso, possuo 12 produtos publicados no AWS Market Place, que já ajudaram mais de 1.000 pessoas a impulsionarem os seus negócios ao redor do mundo. Tenho paixão e me especializei no Sistema Operacional FreeBSD. Também possuo a certificação AWS Certified Architect."

Queremos saber sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Nome*
Assunto*
E-mail*
Comentário