• +55 (31) 989-615-984
  • contato@nuvym.com

A TI ou Tecnologia da Informação evoluiu bastante para atender a crescente demanda do mercado, que precisa de soluções entregues cada vez mais ágeis e qualificadas. De nada adianta acelerar o lançamento de um sistema que apresente falhas, por exemplo. Para atender essa demanda do mercado, foi criada a cultura DevOps (abreviação de Desenvolvimentos e Operações), na qual desenvolvedores de software e administradores de sistema atuam juntos e num esforço colaborativo para que o produto final seja entregue com qualidade e agilidade. Os benefícios do DevOps incluem liberações de software mais rápidas, habilidade de resolver rapidamente problemas críticos e melhor gerenciamento do trabalho não planejado.

 

 

Para que os conceitos do DevOps sejam aplicados corretamente, é necessário tratar a sua infraestrutura de rede como código, através da utilização das ferramentas certas para cada caso. Imagine que você tenha um sistema, que de uma hora pra outra precise atender a um número de usuários cada vez maior, ou então um E-commerce, que terá uma sobrecarga imprevisível em uma data comemorativa. Como lidar com isso?

Utilizando-se a Computação em Nuvem ou Cloud Computing – para ver o conceito CLIQUE AQUI. Através dela, é possível escalonar verticalmente ou horizontalmente a sua infraestrutura facilmente, adicionando-se mais memória ou processador a uma instância existente, bem como mais recursos para atender a sua demanda, por exemplo.

 

 

Veja agora um exemplo que ocorreu com um dos nossos clientes:

Existem vários servidores WEB nessa rede, nos quais precisamos implementar um script para deletar os arquivos temporários de tempos em tempos. Ao invés de entrar em cada servidor para realizar essa tarefa, nós distribuímos o script para seus respectivos servidores e agendamos a sua execução. Para isso, nós utilizamos o ANSIBLE, um software de Automação de TI, que possibilitou que uma tarefa que demoraria algumas horas fosse executada em menos de 5 minutos!

 

 

Também existem outras ferramentas: suponhamos que você precise assegurar que os servidores de sua rede estejam com uma configuração pré-definida aplicada. Para isso, é possível utilizar o Puppet ou o AWS OpsWorks.

 

 

Para os desenvolvedores, existem opções como o Gitlab – um sistema de versionamento, que permite criar e gerenciar múltiplas versões de código, fazer comparações e aditar alterações, ou o Jenkins – para integração contínua que possibilita orquestrar ações e criar processos automatizados, bem como definir pipelines, onde uma execução só segue se a anterior for concluída com sucesso. Também é possível utilizar o Docker, que possibilita a criação de vários ambientes rapidamente, cada um com suas respectivas bibliotecas (libs) e binários, para assegurar o funcionamento de um software em condições diversas.

 

 

Após estar tudo funcionando perfeitamente, você pode largar pra lá? NÃO! É necessário monitorar a saúde da sua infraestrutura! Para isso, podemos utilizar o AWS CloudWatch ou o Zabbix, que toma ações corretivas baseado em gatilhos pré-configurados, além de enviar alertas, caso necessário.

 

 

Neste post falamos um pouco da cultura DevOps, algumas das suas ferramentas de apoio e mostramos alguns exemplos de uso. Lembramos que cada caso é diferente e sua abordagem deve ser estudada cuidadosamente.

 

Você tem alguma dúvida sobre esse assunto?

Fale com os nossos especialistas:

http://nuvym.com/contato/ 

Adiel de Lima Ribeiro

" Sou Consultor de TI, especialista em AWS. Tenho Pós Graduação em Gerenciamento de Redes Linux pela UFLA e 6 certificações Microsoft. Leciono para o curso de Graduação em Administração de Redes da Faculdade Promove (4 matérias). Além disso, possuo 12 produtos publicados no AWS Market Place, que já ajudaram mais de 1.000 pessoas a impulsionarem os seus negócios ao redor do mundo. Tenho paixão e me especializei no Sistema Operacional FreeBSD. Também possuo a certificação AWS Certified Architect."

Queremos saber sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Nome*
Assunto*
E-mail*
Comentário